
Tradutoras dão uma mão aos brasileiros na hora de tratar os dentes com profissionais nipônicos
Após a aplicação de flúor nos dentes da pequena Larissa Ayumi, de dois anos, a mãe Maria Sakamoto tem motivos de sobra para sorrir. Não somente pelo tratamento, mas pela facilidade na comunicação com o dentista da Clínica Odontológica Nomura.
Desde dezembro, Nomura vem trabalhando duas vezes por semana com a ajuda de uma intérprete de português. Harumi Sakamoto, de 16 anos, trabalha às terça-feiras e sábados, no período da tarde, como intérprete no consultório que fica em Takaoka, o bairro com mais brasileiros na cidade de Hamamatsu (Shizuoka).
Nomura diz que já estava acostumado a atender clientes brasileiros, então passou a perguntar como falava algumas expressões em português. Mas só isso não bastava, porque existiam assuntos mais detalhados. Por isso contratou uma intérprete.
O consultório aceita todos os tipos de seguro saúde, incluindo shakai hoken e kokumin hoken. "Mas entre os meus clientes brasileiros, cerca de 30% não possuem nenhum tipo de seguro saúde".
Intérprete particular
Quando o consultório médico não dispõe de intérprete, a solução é contratar um particular. A paulista Emiko Kimura, conhecida em Hamamatsu por "Dona Maria", presta esse serviço em Hamamatsu e região. Telefone de contato: 090-7919-8898.
Horários para yakin e hirukin
No bairro de Miyakoda, Hamamatsu (Shizuoka), a Clínica Odontológica Shimura trabalha com intérpretes brasileiros há quatro anos. A equipe da clínica é formada por Toshihiko Shimura e as assistentes Rogeria Wada e Alessandra do Nascimento.
"Nosso método de trabalho é idêntico ao do Brasil, com hora marcada e um paciente de cada vez. Apesar do consultório contar com seis cadeiras, apenas uma é utilizada", garante a assistente Alessandra. "O Dr. Shimura visitou o Brasil para conhecer o sistema odontológico de lá e melhor atender a nossa comunidade".
Especializada em ortodontia (correção da posição dos dentes), a Clínica Shimura também trabalha com manutenção de aparelhos ortodônticos do Brasil, odontopediatria (atendimento especializado em crianças) e periodontia (trata das doenças ao redor dos dentes ou na parte óssea).
O horário de atendimento também foi fixado para melhor atender aos diferentes turnos na fábrica. Das 9h às 12h para receber quem trabalha à noite (yakin) e das 17h às 20h para quem sai no expediente normal (hirukin)".
Um comentário:
Perdão , encontrei esse post , mas não achei o telefone e o endereço dessa clínica nessa matéria , precisa do endereço para poder encontrar o lugar , o telefone desss matéria não atende ... como poderemos entrar em contato? Estou em Hanamatsu mas não sabemos a localização....
Postar um comentário